quinta-feira, 26 de março de 2009

novos anos velhos

Soneto de aniversário

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

[Vinícius de Moraes]


tantas dúvidas, tantas perguntas, tantas indagações.
CACETE: 19 ANOS!

E pensar que eu paguei ontem a minha vela no bolo de debutante.
Pensando bem, não tem tanto problema assim. tem um outro MARAVILHOSO de chocolate recheado com mousse de maracujá me esperando amanhã =)

Não sei no que tudo isso vai dar. Tanta coisa me jogando na maior das dúvidas. Mas o MELHOR de TUDO nessa aflição TODA é ver que eu anda TENHO UMA VIDA INTEIRA PELA FRENTE. E não porque tenho (apenas?) 19 anos recém-completados. A sensação de se ter uma vida pela frente relaciona-se muito mais com a nossa visão sobre a vida, o grau de nossas expectativas, e, o principal: SEMPRE se sentir um APRENDIZ e não ter MEDO DE LEVANTAR e TENTAR DE NOVO. E de NOVO. E de novo. Mesmo que tudo seja de velho.

Não tenho a MÍNIMA idéia noque isso tudo vai dar. Mas eu PRECISO. Devo. Necessito. Sinto cumprir.

"...se antes de cada acto nosso,nos puséssemos a prever todas as consequências dele,a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis,não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar." [saramago, josé.]


Meu coração bate ao ver o que me espera, ou não. Mas acho que ISSO é vida. Essa nossa angústia pelo amanhã que não vem, essa pressa pelo ontem que passou. A nossa mania de esquecer o presente, sendo ele a ÚNICA coisa que temos de concreto, ali: DE FATO.
Essa minha necessidade de sentir o coração bater ainda me fará MUDAR O MUNDO. Ao meu tempo, à minha medida. De um jeito que é SÓ MEU.


"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo."
[Drummond e EU]

que esse sentimento de calmaria, inquietação e plenitude, simultâneos, me preencham e me COMPLETEM com mais frequência. Mesmo que as datas de meus documentos não ganhem um algarismo no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cornetadas