terça-feira, 28 de abril de 2009

Deus

- Meu amor, você não acredita no Deus porque nós erramos ao humanizá-lo. Nós O humanizamos porque não O entendemos, então não deu certo. Tenho certeza de que Ele não é humano. Mas embora não sendo humano, no entanto, Ele às vezes nos diviniza. Você pensa que


- Eu penso, interrompeu o homem e sua voz estava lenta e abafada porque ele estava sofrendo de vida e de amor, eu penso o seguinte:


Mesmo para os descrentes há a pergunta duvidosa: e depois da morte? Mesmo para os descrentes há o instante de desespero: que Deus me ajude. Neste mesmo instante estou pedindo que Deus me ajude. Estou precisando. Precisando mais do que a força humana. E estou precisando da minha própria força. Sou forte mas também sou destrutiva. Autodestrutiva. E quem é autodestrutivo também destrói os outros. Estou ferindo muita gente. E Deus tem que vir a mim, já que eu não tenho ido a Ele. Venha, Deus, venha. Mesmo que eu não mereça, venha. Ou talvez os que menos merecem precisem mais. Só uma coisa a favor de mim eu posso dizer: nunca feri de propósito. E também me dói quando percebo que feri. Mas tantos defeitos tenho. Sou inquieta, ciumenta, áspera, desesperançosa. Embora amor dentro de mim eu tenha. Só que não sei usar amor: às vezes parecem farpas. Se tanto amor dentro de mim recebi e continuo inquieta e infeliz, é porque preciso que Deus venha. Venha antes que seja tarde demais.

(C.L.)

Discussões acerca de Deus e de religião após aula de redação. É incrível pereber como achamos melhorar, a cada dia que passa. Achamos aprender mais um pouco a fim de não errar aqueles clássicos - como o de não de deixar levar pela primeira impressão. mesmo lutando MUITO contra isso, esse é um defeito que permanece em mim. Eu luto, eu busco. Mas ele parece incansável, invencível, e sempre vem àtona mesmo quando eu pareço ter em mim toda a plenitude e humanidade que há.

Em casos assim é bom ver COMO estamos errados. O INFINITO que desconhecemos e o INFINITO ADIANTE que nos falta conhecer. Aliás, conhecer é uma idéia abstrata, pois creio que não se pode conhecer nada assim, tão PROFUNFAMENTE, VERDADEIRAMENTE. Não sei o que acreditar quanto à essência de cada um. Temos uma única, mas sinto que algumas idéias que defendia antes parecem não ter tanta importância pra mim hoje. As pessoas mais bonitas não são necessariamente burras, e os excluídos não sao necessariamente brilhantes. Sim, muitas das pessoas mais simples nas ruas, pelas quais vc não dá UM TOSTÃO sequer, têm GRANDES valores, idéias e ideais. É preciso ter paciencia, força, resignação, coragem para lutar e buscar até o fim o que se acredita ser o melhor, o correto, o SEU.

Permanecer com seus valores é enraizá-los ainda mais, mesmo com a avalanche de pessoas, idéias, situações e desafios que a vida nos trará, é sim uma das missões mais difíceis que existe. Acho que não tem lá muitas pessoas preocupadas com isso. Mas sinto e VEJO que há sim aqueles por quem VALE LUTAR. Que VALEM A PENA. Que, como eu, sentem-se perdidos na vastidão do mundo, excitados com a idéia do desconhecer, mas apreensivos quanto à real possibilidade de aprender. Ninguém sabe TUDO, mas tenho medo de ser mais uma daquelas enciclopédias rápidas de bolso, capazes de dizer meia dúzias de palavras - banais, clichês, totalmente senso-comum - e não poder afirmar nada com alguma porção ilusória de certeza. Fechar-se ao mundo e a novas idéias que surgirão é burrice, intolerância, medo de abandonar conceitos (errados) ~tão defendidos até então. Medo faz parte do aprendizado, mas encará-lo e ADMITIR TÊ-LO é algo que não cabe a covardes. Medo nos faz sobreviver, mas o excesso dele nos impede de caminhar. A vida nos cobra isso: coragem pra enfrentá-los, pois eles não se limitam no tempo e no espaço, e mais coragem ainda para levantar após um, duas, infinitas quedas. Esse determinação e o dom de aproveitar CADA UMA das oportunidades que aparecem em nossas vidas é o que diferencia meras pessoas de grandes VENCEDORES.


- Conversar com as pessoas é uma das melhores coisas que existe.

(para uma amiga. Com carinho açúcar e afeto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cornetadas