quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O primeiro velho dia

- então foi.

aquela correria.dorme tarde, acorda 10 pras 6. toma cafézinho - leite, torradinha com queijo, mamão, tudo preparado com o amor de mãe. Se troca, enfia as coisas na mochila, pega a pasta, soca o caderno, enfia o óculos, calça a meia, veste a bermuda. Desce, entra no carro. Parte.

Pega trânsito a caminho do metrô. Desce na Vila Madalena. Pega escada rolante, pede passagem, pede licença, compra o bilhete, passa na catraca, desde outro lance de escadas, entra na última porta do vagão em frente à placa, senta naquele assento único na beira da porta, olha as placas, as pessoas, o movimento, pensa em tudo o que foi, naquele outro primeiro dia, há quase um ano atrás. O que viverá, o que virá, o que pode ser.

Dog sujo, Black Dog, Ovomaltine, comida japonesa, lasanha em tarde fria de julho, arroz e feijão da padoca. Trufas, biscoito de polvilho, pirulitos, minhocas azedas, chiapas, pão de queijo, pão com manteiga na chapa. Capuccino fervendo, suco de laranja, de acerola, de caju, caipirinha. Restaurante vegetariano, um mais chique da esquina, o de comida baiana no Shopping Paulista antes do simulado. Sorvetes de bola, pedaço de bolo de chocolate gigante vendido na esquina, milk shake e pão de queijo da Starbucks.

Sebos por todas as partes, livros, livros, LIVROS. Cd´s dos boons (muito bons). Exposições, eventos de graça. Vergueiro, Brigadeiro, TRIANON-MASP, Augusta, Bernardino. Ibirapuera e bar pós-UNICAMP, partilhas pré-FUVEST. GEMINI, estacionamento, HSBC, Unibanco – Cinema, Centro Cultural São Paulo. Estantes de Clarice, avalanches de Machado, perdição entre os clássicos franceses. Gibis, quadrinhos – Mafalda, Calvin, Cavaleiros do Zodíaco, Turma da Mônica. Itaú Cultuiral. O livro do feio, a cantada do atendente, as estudadas com Camila, a organização tão maternal do lugar. SESC Paulista, pôr-do-sol, lanchinho da tarde mal dividido, sambinha, revistas infinitas, sacadinha com ar livre e exercícios de química.

Lembra da parada no Paraíso 6h52, quase todos os dias a partir de outubro. Outubrite, stress, pressão, pressão, PRESSÃO. Cansaço até o último fio de cabelo. E-X-A-U-S-T-Ã-O. Risos, conhecimento, crescimento, amadurecimento. Paixões, descobertas [ex-internas], dúvidas, incertezas, perguntas, indagações, expectativas. Angústia, TPM, impaciência, intolerância, desespero, desanimo. Esperança, prazer, emoção. Choro, gargalhadas, abraço, afago, colo. Lembranças.

Uma avalanche de um ano.
Que pode ter reprise, uma nova trama que, apesar do mesmo cenário, pede um novo final.

Dessa vez (mais) feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cornetadas